Volta Redonda

Volta Redonda: Conheça a história da cidade do Aço

5 (100%) 1 vote

Volta redonda é uma importante cidade na região sul fluminense, ou região rio sul. Mesmo não sendo a maior em território é considerada a maior cidade da região.

Também conhecida como a “Cidade do Aço”, por abrigar a CSN. É cortada pelo Rio Paraíba do Sul, que corre de oeste para leste, sendo a principal fonte de abastecimento de água do município e também responsável pelo seu nome, devido a uma grande curva do rio no meio da cidade.

Sua população estimada em 2017 era de 265 201 habitantes e a área é de 182,483 km², o que a torna a maior cidade da região Sul Fluminense e a terceira maior do interior do estado.

Uma pesquisa do IBGE classificou Volta Redonda como a segunda cidade com a maior vocação poluidora do estado, ficando atrás somente da capital, Rio de Janeiro. Seu santo padroeiro é Santo Antônio e seu lema em latim é Flumen Fulmini Flexit, ou seja, “o rio ante o raio dobrou-se”.

Volta Redonda está numa área estratégica, a 310 km da cidade de São Paulo, maior metrópole do Brasil, e a 125 km da cidade do Rio de Janeiro, segunda maior metrópole nacional e capital fluminense.

Também está próxima de cidades-polos regionais de outros estados, como Juiz de Fora (180 km) e São José dos Campos (220 km) e de outras cidades importantes, como Angra dos Reis (90 km), Taubaté (180 km), Petrópolis (150 km), Resende (50 km), Cabo Frio (280 km), dentre outras.

Possui o quarto mais alto IDH entre os municípios fluminenses, de 0.771 (em 2010), ficando atrás somente de Niterói e da capital, Rio de Janeiro, no Grande Rio, e de Rio das Ostras.

Uff de Volta Redonda
Uff unidade localizada no bairro aterrado volta redonda

A História do nascimento de Volta Redonda

A história de Volta Redonda acha-se vinculada à de Barra Mansa, município do qual era sede distrital desde 1890. Barra Mansa teve o território desbravado em fins do século XVIII, formando-se o núcleo original às margens dos caminhos das tropas que demandavam o interior do país, passando o povoado a atuar como base de abastecimento dos fluxos migratórios desencadeados pela mineração.

Graças à excelente posição geográfica, o local foi perdendo o caráter de ponto de pousada e passou a expandir as funções comerciais.

A conseqüente atração de colonos para suas terras, no início do século XIX, fez com que o café despontasse como principal produto.

Em 1832, o governo decretou a criação do município, com desmembramento de terras de Resende. Em 1857, a vila de Barra Mansa foi elevada à categoria de cidade.

A exaustão dos solos mais férteis e a liberação do braço escravo provocaram o declínio da cafeicultura e o êxodo rural, tendo a cultura do café cedido lugar à pecuária de corte extensiva, evoluindo posteriormente para a produção leiteira.

No final da década de 30, teve início o desenvolvimento industrial do município, com a implantação de setores ligados às indústrias alimentares.

O grande marco da expansão industrial no Brasil, deflagrada no pós-guerra, foi representado pela instalação na década de 40 da primeira usina da Companhia Siderúrgica Nacional, em Volta Redonda, na época ainda distrito de Barra Mansa.

Finalmente Volta Redonda se emancipa

O município de Volta Redonda foi criado em 1954, e seu núcleo urbano desenvolveu-se a partir da conjugação do plano de implantação da usina e da cidade industrial à margem direita do Rio Paraíba do Sul, de áreas planas, com o núcleo primitivo do antigo distrito de Barra Mansa, denominado Niterói, à margem esquerda do rio.

A primeira corresponde a áreas planejadas, com aproveitamento das regiões planas para ocupações mais densas e para serviços e das colinas para bairros mais esparsos, com jardins e arborização.

Já a segunda, hoje predominante, cresceu espontaneamente, nem sempre em condições favoráveis, pois a topografia irregular contribuiu para ocupação desordenada.

Atualmente, Volta Redonda e Barra Mansa representam importante pólo siderúrgico e metalúrgico no país, liderando o setor secundário da economia regional.

Esta função industrial é marcante na paisagem e responsável pela conurbação entre as duas sedes municipais.

Quer saber de tudo que acontece em Volta Redonda e em toda região Rio Sul? Continue acompanhando nosso diário rio sul virtual.

Fechar